LaTeX

Encontram-se aqui dois ficheiros comprimidos que contêm files para usar \(\LaTeX\), que é uma ferramenta de escrita bem importante em ciência. Nota: a última letra no nome \(\LaTeX\) é um \(\chi\) (grego, maiúscula) daí pronunciar-se lateq.

O \(\LaTeX\) não é um processador de texto “wysiwyg” (iniciais de “what you see is what you get” = “o formato que vê no ecrã é como fica impresso”), mas é uma linguagem de formatação de texto. Em \(\LaTeX \) escreve-se numa file de texto simples (file.txt), que contém o texto pretendido que ficará impresso, mas também os comandos que o formatam (via compilação) para produzir a versão a imprimir (file.pdf).

Há muita informação na web sobre a utilização do LaTeX e aconselha-se a sua consulta. Recomenda-sehttp://pt.wikibooks.org/wiki/Latex. Pode ler um breve texto de John Doe, A Sample LaTeX Article, sobre a filosofia de utilização do \(\LaTeX\). Um texto muito mais completo de Tobias Oetiker, Hubert Partl, Irene Hyna e Elisabeth Schlegl está em “The Not So Short Introduction to \(\LaTeX\ 2_\epsilon\)

Instalar software: o compilador de \(\LaTeX\) e o editor de Texto

Para facilitar este trabalho se escrita estão disponíveis (gratuitamente) muitos programas que fazem a edição do texto e a inclusão simplificada dos comandos \(\LaTeX\), fazendo realce colorido dos comandos e estruturas, para as diferenciar visualmente do texto em si.

Para Apple macOS recomenda-se o Texmaker, mas que também tem óptimas versões para Linux e MS-Windows. O Texmaker necessita do compilador MacTex (deve instalar) que é o melhor que há para macOS. Outro exemplo para MS-Windows é o TeXnicCenter que usa o compilador MikTeX ou o TexLive, que funciona em outras plataformas.

Relatórios de Trabalhos Experimentais ou Artigos

A escrita de relatórios ou trabalhos em \(\LaTeX \) facilita muito os problemas de uso de equações, indexação e formatação uniforme automáticas, definição de estruturas e automação, além da utilização de características mais avançadas nos textos de índole científica. Para ajudar os alunos no uso de LaTeX, construí uma file com um certo estilo que formata logo o relatório (ao meu gosto) e cria um PDF com hiper-referências.

Pode ver um exemplo de relatório na file  exemploRelatorioFisExpI.tex (incluída na .zip em baixo). Apesar de (ter o objetivo de) iniciar a pessoa ao formato do que deve ser um relatório, o texto como relatório está desconexo pois é a junção de pedaços dos protocolos e discussões, que foram essencialmente escolhidos para demonstrar exemplos distintos das estruturas que se podem usar em \(\LaTeX \).

Devo realçar que, se é principiante, a melhor técnica para começar a escrever o seu relatório ou trabalho, é editar esta file eliminando gradualmente o que não interessa e introduzir nela o seu próprio texto. Siga as instruções que estão nas muitas (demasiadas) linhas de comentários que incluí. Pode ver o aspeto final (formatação) do exemplo de relatório em exemploRelatorioFisExpI.pdf (out 2018), que ainda contém muitas notas explicativas que não devem constar num relatório genuíno.

O ficheiro para download é o relatorioLaTeX_FisicaExp_RuiAg_out2018.zip (v2.3) (na codificação ISO-8859-1) que contém todas as files que permitem escrever um relatório sobre trabalhos experimentais efetuados, ou apresentá-lo em modelo de artigo, ficando bem formatado. O estilo na file relatorioFisExp.cls (incluída) usa os logos atuais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Contudo, poderá adaptar o seu uso a qualquer outra instituição se editar esta file convenientemente.

O estilo “relatorioFisExp” também contém algumas ferramentas auxiliares (comandos e ambientes) definidas por mim, para colocar figuras ou tabelas com texto ao lado, referências inteligentes a páginas, floats (figuras, tabelas e equações), etc. É importante que leia a descrição detalhada das opções permitidas, comandos (tanto obrigatórios como opcionais), estruturas e packages que são usadas neste estilo.  Encontra esta informação na file helpEstilo_relatorioFisExp.pdf (out 2018). Note que se ao incluir uma package no seu relatório tiver uma mensagem de erro, isso poderá provir (eventualmente) de incompatibilidade com as packages usadas no relatorioFisExp.cls.

UTF8: se os os seus textos estiverem escritos com a codificação UTF8 então a versão deste ficheiro que deve usar é: relatorioLaTeX_UTF8_FisicaExp_RuiAg_out2018.zip  (v2.3).

O meu pequeno seminário/curso sobre LaTeX

O segundo ficheiro contém files que utilizo num pequeno curso/aula sobre a utilização simples, e outra mais avançada, sobre o uso de LaTeX. Mas este ainda não está pronto (o suficiente) para se colocar online.