Encontram-se aqui dois arquivos que contêm files para usar \(\LaTeX\), que é uma ferramenta de escrita bem importante em ciência. Nota: a última letra no nome \(\LaTeX\) é um \(\chi\) (grego, maiúscula) daí pronunciar-se lateq.
O \(\LaTeX\) não é um processador de texto “wysiwyg” (iniciais de “what you see is what you get” = “o formato que vê no ecrã é como fica impresso”), mas é uma linguagem de formatação de texto. Em \(\LaTeX \) escreve-se numa file de texto simples (file.txt), que contém o texto pretendido que ficará impresso, mas também os comandos que o formatam (via compilação) para produzir a versão a imprimir (file.pdf).
Introdução ao LaTeX e ao estilo ‘relatorioLabExp’
Escrevi uma breve Introdução ao \(\LaTeX \) para explicar conceitos básicos do mesmo. O documento também mostra a utilização de todas as opções, comandos próprios da classe “relatorioLabExp” para colocar figuras ou tabelas com texto ao lado, referências inteligentes a páginas, floats (figuras, tabelas e equações), dos que estão no preâmbulo (obrigatórios ou não) até aos opcionais, assim como a lista todas as packages logo incluídas. Note que se ao incluir uma package no seu relatório tiver uma mensagem de erro, isso poderá provir de incompatibilidade com as packages usadas no relatorioLabExp.cls.
Por isso, deve mesmo ler a introducaoLaTeXrelatorioLabExp.pdf (mai 2024).
Relatórios de Trabalhos Experimentais ou Artigos
A escrita de relatórios ou trabalhos em \(\LaTeX \) facilita muito os problemas de uso de equações, indexação e formatação uniforme automáticas, definição de estruturas e automação, inclusão de código de programação com realce colorido da sintaxe e estruturas, além da utilização de características mais avançadas nos textos de índole científica. Para ajudar os alunos no uso de LaTeX, construí uma file de estilo que formata logo o relatório (ao meu gosto) e cria um PDF com hiper-referências.
Pode ver um exemplo de relatório na file exemploRelatorioFisExpI.tex (incluída na .zip em baixo). Apesar de (ter o objetivo de) iniciar a pessoa ao formato do que deve ser um relatório, o texto enquanto relatório está desconexo pois é a junção de pedaços de protocolos e discussões, que foram escolhidos para demonstrar exemplos distintos das estruturas que se podem usar em \(\LaTeX \).
Devo realçar que, se é principiante, a melhor técnica para começar a escrever o seu relatório ou trabalho, é editar esta file eliminando gradualmente o que não interessa e introduzir nela o seu próprio texto. Siga as instruções que estão nas muitas (demasiadas) linhas de comentários que incluí. Pode ver o aspeto final (formatação) do exemplo de relatório em exemploRelatorioFisExpI.pdf (maio-2024, escrito em UTF8 .tex), que ainda contém muitas notas explicativas que não devem constar num relatório genuíno.
O arquivo para download é o relatorioLaTeX_LabExp_RuiAg_mai2024.zip (v3.5) que serve tanto para a codificação UTF-8 como para a ISO-8859-1. Este arquivo contém todas as files que permitem escrever um relatório sobre trabalhos experimentais efetuados, ou apresentá-lo em modelo de artigo, ficando bem formatado. Comece a escrever o seu relatório a partir do modelo associado ao exemploRelatorioFisExpI.pdf.
O estilo na classe relatorioLabExp.cls usa os logotipos atuais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Contudo, poderá adaptar o seu uso a qualquer outra instituição se editar esta file convenientemente.
Instalar software: o compilador de \(\LaTeX\) e o editor de Texto
Para facilitar o trabalho de escrita estão disponíveis (gratuitamente) muitos programas que fazem a edição do texto e a inclusão simplificada dos comandos \(\LaTeX\), fazendo realce colorido dos comandos e estruturas, para os diferenciar visualmente do texto em si.
Para Apple macOS recomenda-se o Texmaker, mas que também tem óptimas versões para Linux e MS-Windows. O Texmaker necessita do compilador MacTex (deve instalar) que é o melhor que há para macOS. Outro exemplo para MS-Windows é o TeXnicCenter que usa o compilador MikTeX ou o TexLive, que funciona em outras plataformas.
OVERLEAF– se usar este site para escrever o seu documento \(\LaTeX \) a linha inicial deve ser: \documentclass[10pt,utf8,outras,opções]{relatorioLabExp}
- O tamanho da fonte 10pt corresponde na realidade à Palatino a 11pt impressa, que é usada nesta classe. Desconheço a razão desta situação mas é o que acontece.
- Ponha sempre a opção utf8, que deve ser a codificação default no Overleaf.
- Para além das suas files importe as 3 fundamentais à classe: relatorioLabExp.cls e as imagens ciencias_ul_azul_h.png e ciencias_ul_azul_h_sass.png.
- Estas 3 files, adicionadas da introducaoLaTeXrelatorioLabExp.pdf (mai 2024), estão no arquivo relatorioLabExp_RuiAg_2024.zip. Descarregue-o.
Há muita informação na web sobre a utilização do LaTeX e aconselha-se a sua consulta. Recomenda-se o http://pt.wikibooks.org/wiki/Latex. Pode ler um breve texto de John Doe, “A Sample LaTeX Article“, sobre a filosofia de utilização do \(\LaTeX\). Um texto muito mais completo de Tobias Oetiker, Hubert Partl, Irene Hyna e Elisabeth Schlegl está em “The Not So Short Introduction to \(\LaTeX\ 2_\epsilon\)“